Destaques: Credenciamento de contadores e oficineiros + Lirinha e Marcelino Freire + Teatro Infantil.
Até 20 de julho, estão abertas inscrições para a seleção de interessados em desenvolver atividades culturais na rede de bibliotecas públicas de São Paulo.
O cadastramento será realizado em cinco modalidades: oficinas livres, oficinas dos projetos "A Hora e Vez do Vestibular" e "Fanzines nas Zonas de Sampa", Contações de Histórias e RPG (nas sub-modalidades oficina, RPG de mesa e RPG live-action).
Para saber mais e ler o edital,
clique aqui.
Confira a programação dia a dia:
|DIA 17, QUINTA|
CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: O ROUXINOL DO IMPERADOR
Com Cia Ilustrada.
Tudo era lindo e majestoso naquele rico império chinês. De todos os países do mundo vinha gente visitar o império, e todos achavam a cidade linda; os jardins eram lindos, o palácio lindo... Mas quando ouviam o canto do rouxinol, diziam: - Isso é o que há de mais lindo.
O imperador desconhecia a existência do pássaro, ele o descobre ao receber um livro de presente no qual está escrito que a maior beleza de seu reino era o canto do rouxinol. Surpreso, ordenou que o procurassem. O rouxinol encantou tanto que fez o imperador chorar. Depois de um tempo, ele recebeu de presente um sofisticadíssimo rouxinol mecânico. Diante do sucesso do outro, o primeiro rouxinol é expulso do palácio. Todas as noites o rouxinol artificial cantava, até que um dia quebrou. Consertado, só poderia cantar uma vez ao ano. Depois de alguns anos, o imperador adoeceu e em uma noite, sentiu que a morte se aproximava. Então, uma linda canção quebrou o silêncio. Era o rouxinol de verdade pousado num galho lá fora, que ouvira falar da doença do imperador.
De 4 a 9 anos.
Necessário agendamento prévio para escolas/instituições pelo telefone 2295-3447.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 17, quinta, às 10h e às 14h.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: METAMORFOSES
Com Cia Cantando Histórias. Livre.
A capacidade de se reinventar e alçar voo. Histórias são como convites da sabedoria a nos conduzir aos caminhos do conhecimento, da felicidade e da realização pessoal. O grupo trabalhará contos e cantos que abrangem novas possibilidades de superação.
/ BP Mário Schenberg. Dia 17, quinta, às 14h.
OFICINA DE BRINCADEIRAS
Com Renata Meirelles.
Oficina baseada no Projeto BIRA (Brincadeiras Infantis da Região Amazônica), uma iniciativa autônoma de pesquisa. Coordenado e executado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Projeto visitou em 2001 dezesseis comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, conhecendo como vivem e do que brincam as crianças da região. O objetivo geral desse projeto é conhecer, registrar e divulgar o patrimônio lúdico cultural infantil da região Norte do Brasil. O lúdico aproxima realidades sem que se perca sua diversidade.
/ BP Raul Bopp. Dias 17 e 24, quintas, às 14h.
A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR
O Projeto A Hora e Vez do Vestibular, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma parceria entre o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, é uma oportunidade ímpar de aprofundar a compreensão e debater os gêneros e estilos literários dos nove títulos exigidos pelos vestibulares das principais universidades públicas.
Palestras com o Prof. Lisângela Peruzzo
•17 de junho – "Capitães de Areia", de Jorge Amado
•24 de junho – "Antologia Poética", de Vinicius de Moraes
/ BP Mário Schenberg. Quintas, das 14h às 16h.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTOS CASCUDOS
Com Andréa de Sousa. De 8 a 11 anos.
Sessões de contos divertidos, advinhas e estórias de enrolar coletados por Câmara Cascudo.
Prévio agendamento nos telefones: 5687- 0408 e 5691-0433, com Andréa de Sousa.
/ BP Belmonte. Dia 17, quinta, às 14h30.
PROJETO “CONTA COMIGO”
Núcleo de estudos sobre a arte de contar histórias, envolvendo contadores da rede da zona sul de Bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UNIÍTALO. Coord.: Profa. Ivani Magalhães e Contadora Andréa de Sousa.
/ BP Belmonte. Dias 17, 22, 23, 24 e 30 - horários, locais e agendamentos, pelo telefone 5687-0408 com Andréa Sousa.
|DIA 18, SEXTA|
PALESTRA: ARTE DE VENDER COM RIMAS E LANÇAMENTO DE LIVRO COM LUIZ WILSON
A palestra Treinamento Rima com Divertimento, criado pelo poeta, escritor e supervisor comercial, Luiz Wilson. Integrando o evento, será realizado também o lançamento do livro Vendendo e Aprendendo em Cordel, obra adaptada da palestra pelo autor.
A palestra abordará as principais ferramentas de desenvolvimento e motivação a gerentes, vendedores e profissionais de todas as áreas relacionadas à venda. O encontro reunirá desde empresários, jovens empreendedores e vendedores das mais diversas áreas, a poetas, músicos e apreciadores da cultura popular, já que sua palestra é toda desenvolvida através da música e do cordel. “Depois desse treinamento, as empresas acresceram cerca de 40% em suas vendas”. Revela Luiz Wilson. Nessa metodologia, o poeta trabalha com descontração em linguagem rimada e poética, inédita na área, o passo a passo da venda, iniciada desde o atendimento até o fechamento e a pós-venda. Wilson apresentará ao público, abordagens eficazes, mostrando como a irreverência das rimas pode ser uma valiosa ferramenta para os negócios, uma vez que o cliente se sente mais próximo do vendedor.
/ BP Belmonte. Dia 18, sexta, às 18h.
|DIA 19, SÁBADO|
OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA
Essa oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas.
/ BP Belmonte. Dias 19 e 26, sábados, das 9h30 às 12h30.
SARAU LITERO MUSICAL
Responsável pelo evento: Poeta Wilson Oliveira Jasa
Apoio: Movimento poético em São Paulo
Casa do Poeta Lampião de Gás de São Paulo
Sociedade Mundial dos Poetas
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 19, sábado, às 13h.
WORKSHOP PARA CRIANÇAS DE MÚSICA AO VIVO PARA CINEMA - LÍVIO TRAGTENBERG
Uma opção divertida e criativa para as crianças, que irão criar a trilha sonora para pequenos filmes mudos de animação com objetos e instrumentos musicais, envolvendo a fantasia e criatividade dos participantes. Ao final, os participantes fazem uma apresentação informal do resultado sonorizando um filme curto de animação japonês.
Entre os filmes, animações japonesas clássicas e As aventuras do Príncipe Ahmed, de Lotte Reiniger.
Emissão de certificado de participação.
Inscrições pelo telefone 2092-4570 de 2ª a 6ª feira das 8h ás 17h
De 7 a 12 anos. 30 vagas.
/ BP Cassiano Ricardo. Dia 19, sábado, das 15h às 18h.
SHOW - ANOS 60, 70 E 80...... O REVIVAL!
Edinho, Anderson, Davi e Luiz, musicistas que integram o grupo: Maison 3, de Itapecerica da Serra, e pesquisam trajetórias de grandes nomes da música pop nacional e internacional, apresentam repertório especialmente escolhido que marcou os anos 60, 70 e 80.
/ BP Belmonte. Dia 19, sábado, às 16h.
PARCERIAS: A VOZ DA POESIA
Idealização e curadoria: Ademir Assunção
Desde a Antiguidade, a poesia esteve próxima da música. Os aedos gregos cantavam seus poemas em praças públicas. Os poetas provençais da Idade Média viajavam como autênticos saltimbancos levando notícias de um lugar a outro através de seus poemas cantados. Na era do disco, do CD e da eletrônica, trovadores elétricos e eletrificados continuaram “metendo poesia onde devia e não devia”, como já versejou o poeta Waly Salomão. Retirar senha com 30 minutos de antecedência.
No projeto Parcerias: A Voz da Poesia, este ano em sua segunda edição, poetas e compositores parceiros se encontram para falar sobre esses e outros assuntos. Em seguida, o(a) compositor(a)/cantor(a) apresenta seu show dando ênfase em poemas musicados. Retirar senha 30 minutos antes. São sete encontros quinzenais, de maio a julho, sábados, às 18h30.
Marcelino Freire e José Paes de Lira (Lirinha)
•Marcelino Freire, escritor, é autor de Angu de Sangue e Contos Negreiros, vencedor do Prêmio Jabuti 2006, entre outros livros. Vários de seus contos foram adaptados para teatro. É criador e curador da Balada Literária, evento que reúne anualmente uma centena de escritores pelo bairro da Vila Madalena, São Paulo.
•José Paes de Lira (Lirinha) é poeta, compositor e ator. Com o grupo Cordel do Fogo Encantado lançou os cds Cordel do Fogo Encantado (2000), O Palhaço do Circo sem Futuro (2002) e Transfiguração (2006). Concebeu o espetáculo solo Mercadorias e Futuro (2008). Escreve canções para cinema e teatro.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 19, sábado, às 18h30.
TEATRO: SANGUE SECO
Cia. Monalisa de Teatro. 60 minutos. A partir de 14 anos.
Uma mulher que cultivou durante anos o hábito de assistir casamentos narra momentos de sua vida. Através de sons e trechos de música, ela estabelece um diálogo imaginário com uma figura fundamental em sua história. Realidade e fantasia se misturam e as impressões desta mulher diante da própria existência, do amor e da morte são reveladas.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 19, sábado, às 20h.
|DIA 20, DOMINGO|
TEATRO: A RAINHA DA NEVE
Com Cia. do Mar. 50 min. 04 a 10 anos.
O espetáculo teatral é realizado a partir de manipulação de bonecos e outros objetos cênicos, e conta a história de um gênio do mal inventa um espelho que possui a estranha propriedade de transformar em pessoas más e arrogantes todos aqueles que se mirem nele. Enquanto isso Gerda e Key, duas crianças, plantam e cuidam das rosas e das flores que existem no jardim de suas casas. Repentinamente o espelho do mal se quebra e um dos estilhaços atinge Key que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa, preocupando sua amiga, Gerda. A partir daí, muitas surpresas e situações que os amigos enfrentam juntos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 20, domingo, às 14h.
|DIA 22, TERÇA|
TEATRO: A RAINHA DA NEVE
Com Cia. do Mar. 50 min. 04 a 10 anos.
O espetáculo teatral é realizado a partir de manipulação de bonecos e outros objetos cênicos, e conta a história de um gênio do mal inventa um espelho que possui a estranha propriedade de transformar em pessoas más e arrogantes todos aqueles que se mirem nele. Enquanto isso Gerda e Key, duas crianças, plantam e cuidam das rosas e das flores que existem no jardim de suas casas. Repentinamente o espelho do mal se quebra e um dos estilhaços atinge Key que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa, preocupando sua amiga, Gerda. A partir daí, muitas surpresas e situações que os amigos enfrentam juntos.
/ BP Mário Schenberg. Dia 22, terça, às 10h.
OFICINAS: OFICINA DE BRINCADEIRAS E DANÇAS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA
Com Elizabeth Menezes, intérprete, criadora e educadora com especialização em Arte do Movimento.
A oficina vai explorar temas relacionados ao contexto da congada e os espaços da dança (pessoal, físico e social) com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento do corpo será realizado com foco nas articulações, brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinhas no chão e dançar congada com improvisação de bastões.
/ BP Belmonte. Dia 22, terça, às 14h.
OFICINAS: O LÚDICO, A ARTE MEIO AMBIENTE
O intuito é desenvolver a percepção do olhar para o meio ambiente trabalhando de forma lúdica a questão da arte e reutilização de materiais que estão presentes no cotidiano dando a eles uma qualidade plástica.
/ BP Raul Bopp. Dia 22, terça, das 14h às 17h.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI RICARDO
Adaptação do conto A Roupa Nova do Imperador, de Hans Christian Andersen. Elenco da Trupe di Cinco: Alexandre, Edson e Léo. Texto e direção: Paulo Bueno. Público infanto-juvenil.
/ BP Belmonte. Dia 22, terça, às 15h.
ESCRITA ABERTA
Espaço coletivo de crítica e criação literária, aberto à participação de todos os interessados, desde que já rabisquem algumas linhas. Não há restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dias 22 e 29, terça, das 15h às 17h.
SERVIÇO:
/ Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570 / 2092-9952. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 / 5691-0433. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. Tel. 2295-3447. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Mário Schenberg. Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3675-1681 / 3672-0456. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Raul Bopp. Rua Muniz de Souza, 1155, Aclimação, Zona Sul. Tel. 3208-1895. Veja como chegar.
Toda a programação é gratuita. Visite o site:
www.bibliotecas.sp.gov.br