segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nem toda dificuldade é dislexia

Especialista diz que é preciso ter no mínimo dois anos de escolaridade para um diagnóstico confiável
por ANDRÉA CASTELLO BRANCO
 
Estima-se que entre 10% e 15% das crianças em idade escolar têm alguma dificuldade durante o processo de alfabetização. Mas uma, especificamente, causa maior preocupação e ansiedade nos pais: a dislexia. Contudo, o fato de a criança ser lenta na leitura, na cópia e cometer erros de grafia - omitindo letras ou invertendo sua posição nas palavras - não pode levar a um diagnóstico automático de dislexia.
É o que afirma o neuropediatra Saul Cypel, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para ele, a dislexia está sendo superestimada e pode causar pânico desnecessário nas famílias. "Existem muitos transtornos um pouco mais complexos que uma simples dificuldade, mas que não chegam a ser dislexia. O que vejo é uma variedade de situações intermediárias bem mais frequentes", diz.
Ele conta que, entre as 600 crianças encaminhadas para sua clínica com suspeita de dislexia, apenas uma teve o diagnóstico confirmado. Segundo o neuropediatra, o processo de aprendizagem nem sempre tem uma evolução linear como se espera.
"Algumas crianças podem demorar um pouco em cada uma das etapas, ter dificuldades com sílabas, o que é totalmente tolerável". Segundo ele, é importante que os professores e a família conheçam como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita para não banalizar o problema e criar um diagnóstico.
"Acho exagerada a forma como a dislexia é usada para explicar qualquer dificuldade no aprendizado. Nas escolas que tem professores mais esclarecidos, a ocorrência da dislexia é muito menor. Por quê? Porque há um entendimento melhor das várias dificuldades que podem ocorrer nesse período. Há uma intervenção quais qualificada desse professor", diz.
Desenvolvimento. Apesar de o diagnóstico de dislexia ainda ser visto pelos pais como uma sentença de maiores dificuldades intelectuais e profissionais na vida adulta, o dislexo pode, com o apoio adequado, desenvolver-se intelectualmente. "Como qualquer outro tipo de dificuldade, só é preciso criar estratégias que permitam o desenvolvimento. Em todos os casos de dislexia há canais de aprendizagem que são permeáveis", diz Saul Cypel.
Para Rosemari Marquette de Mello, presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), o mais importante é investir na formação dos professores. "Algumas atitudes simples podem ajudar muito: deixar o aluno sentar próximo do professor, dar mais tempo para copiar a tarefa, ter um amigo que empreste o caderno para ele copiar depois, adotar a prova oral. Se a criança for treinada a aprender de uma maneira que é não a convencional, ela vai deslanchar e a dislexia não será empecilho para ela", diz.
Heloisa Collet, mãe do Bernardo, 11, sabe bem disso. Quando teve o diagnóstico, ela se desesperou. "Achei que o futuro dele estava perdido, que ele não ia se formar nem no ensino médio", lembra. Mas Bernardo se revelou um ótimo aluno. "Toda a matéria dada na sala de aula eu estudo com ele em casa oralmente e com desenhos porque a memória dele é muito visual. Então, tiro proveito disso. Ele sempre teve boas notas", conta.
Como Bernardo agora está na 5ª série e tem várias disciplinas, Heloísa conversou com a orientadora pedagógica para que o filho fosse avaliado oralmente. Hoje Bernardo faz duas provas - uma escrita e, logo em seguida, uma prova oral - e das duas avaliações é feita uma média. Segundo Heloísa, infelizmente, nem todos os professores têm boa vontade.
"Nos dois primeiros anos, tive muito apoio da escola. Mas agora ele tem dois professores que não estão muito a fins de ajudar, acho que nem acreditam que ele tenha dislexia. Quando entendem o que ele tem, ele vai muito bem na disciplina", diz.



RESPEITO
Universidades já têm vestibular diferenciado
Se antes os dislexos eram considerados preguiçosos e indisciplinados na escola, hoje eles podem ter uma vida intelectual tranquila e oportunidades graças ao entendimento melhor do que é o distúrbio. A universidade Mackenzie, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, já possuem vestibular diferenciado para os disléxicos.
"Uma pessoa lê a prova e depois passa o resultado para o gabarito. Como também há uma dificuldade com a escrita, o candidato dita a redação porque oralmente ele não tem problema nenhum. São coisas simples de fazer, mas que fazem muita diferença para um disléxico", diz Rosemari Marquette de Melo, presidente da Associação Brasileira de Dislexia.
Segundo ela, na Europa e Estados Unidos, todos os alunos disléxicos têm, por lei, o direito a um computador com corretor ortográfico e mais tempo para fazer os exames, além de poderem optar pelo exame oral.
"É isso que queremos que seja adotado no Brasil. Que a escola dê o suporte para a aprendizagem. Existe a Lei da Inclusão, mas ela é insuficiente nesses casos", aponta. Outra demanda da Associação Brasileira de Dislexos é que os concursos e a prova para obter a carteira de habilitação de motorista levem em conta as especificidades dos disléxicos. "A pessoa pode fazer a mesma prova, só precisa de um pouco mais de tempo e uma assistência que não comprometa o processo de seleção", afirma.
Segundo ela, o Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para debater o assunto e a expectativa da Associação Brasileira de Dislexia é que em 2010 um projeto de lei seja encaminhado ao Congresso Nacional. "A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desa-tenção, desmotivação, condição sócioeconômica ou baixa inteligência. Os disléxicos só precisam de apoio". (ACB)



CAUSAS
Diagnóstico é diferencial
Embora a dislexia tenha um componente genético, ela também pode estar ligada a uma má formação cerebral. Segundo o neuropediatra Saul Cypel, um exame chamado tractografia permite observar como alguns circuitos cerebrais se organizam de forma inadequada. "Além disso, nas pessoas com dislexia, os feixes de fibras cerebrais do lado esquerdo são reduzidos de forma importante", explica.
Mas não há como chegar a um diagnóstico a não ser por uma equipe multidisciplinar que inclua psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico.
Daí se inicia uma investigação detalhada com parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista, da própria escola e dos pais.
Para chegar a um diagnóstico correto, outros fatores - como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar - devem ser descartados.
"Apenas um profissional não tem as ferramentas necessárias para o diagnóstico. É preciso uma psicóloga para avaliar os relacionamentos e testes psicométricos que possam balizá-lo", diz Rosamari Marquette de Melo, presidente da Associação Brasileira de Dislexia.
Ela defende que, quanto antes for detectada a dislexia, melhor para a criança. "Só descobri que era disléxica quando meu filho tinha 10 anos, na primeira entrevista para tratar o caso dele. Abandonei a escola porque eu achava que era burra. Nunca tinha lido um livro até os 37 anos. Imagina o que é isso?", questiona.
Rosemari diz que reconhecer precocemente a dislexia ajuda a criança a criar estratégias para aprender, o que evitará baixa auto estima e o estigma entre colegas. (ACB)

FONTE DE CONSULTA: http://www.otempo.com.br/jornalpampulha/noticias/?IdEdicao=208&IdCanal=20&IdSubCanal=&IdNoticia=6452&IdTipoNoticia=1# 







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