Quer aprender um pouco mais sobre esse espaço de amor?
A partir de artigo da Prof. Ms. Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini, podemos começar a decifrar o espaço transicional ou potencial, de acordo com Winnicott.
Winnicott construiu uma teoria do desenvolvimento emocional que amplia as áreas do viver humano em três. Além de considerar os mundos interno e externo, considera uma terceira área, intermediária de experimentação, localizada entre a subjetividade e a objetividade. Este conceito já é suficiente para mudar nossa visão sobre a estruturação do psiquismo, a clínica, a compreensão dos fenômenos culturais, a vida. Ele denominou essa área de espaço potencial: nem dentro e nem fora - entre - a área da ilusão em um primeiro momento, depois das experiências e dos fenômenos transicionais e, mais tarde, da experiência cultural (interessou-se em como a cultura e seus diferentes símbolos auxiliam o indivíduo a encontrar-se e realizar-se).
Ao aceitar a terceira área do viver, podemos considerar que a aprendizagem ocorre aí. Antes de ser capaz de aprender com o intelecto, o ser tem um longo percurso pela frente, que envolve a questão da subjetividade, o encontro com o ambiente, a constituição do self, da psique, do corpo. Tudo isso acontece muito antes de poder usar sua capacidade intelectual.
Seguem aqui algumas dicas de fontes eletrônicas e fontes bibliográficas, que ajudarão no começo.
Boa pesquisa, boas leituras e bom trabalho!
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.
_____________________ Os bebês e suas mães. São Paulo, Martins Fontes, 1988._____________________ Natureza humana. Rio de Janeiro, Imago, 1990.
FONTES ELETRÔNICAS - INTERNET
CALDWELL, Lesley. Do Objeto ao Espaço e a Natureza desta Transição. In Winnicott e-Prints eletronic version. Série 2, vol. 2, n. 1, 2007. Tradução de Katia Gomes. ISS 1679-432X.
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FORLENZA NETO, Orestes. As principais contribuições de Winnicott à prática clínica. In Revista Brasileira de Psicanálise [online]. mar. 2008, vol.42, no.1, p.82-88. ISSN 0486-641X.
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